As concessões de crédito devem apresentar retração de 11,9% em janeiro ante dezembro

O saldo total da carteira de crédito deve mostrar uma leve retração de 0,2% em janeiro ante dezembro, impactado por fatores sazonais, segundo a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. Entretanto, o levantamento divulgado nesta quarta-feira (5) mostra que o resultado deve manter o ritmo de expansão anual da carteira estável em 10,9%.
Em recursos livres, deve haver queda de 0,8% no mês e alta de 10,5% em um ano. Já nos direcionados, são previstas altas de 0,6% e 11,3%, na mesma base de comparação. Na divisão por tomador, o crédito para pessoa física deve subir 0,8% e 11,7%, enquanto para pessoa jurídica deve recuar 1,8% e avançar 9,5%.
Segundo a Febraban, na carteira PJ a queda decorre da sazonalidade negativa das linhas de desconto de duplicatas e antecipação de faturas de cartão, que usualmente se retraem diante do menor movimento do comércio no início do ano. Segundo a pesquisa, a carteira também deve ser afetada pela recente apreciação do câmbio, contendo o saldo das linhas externas.
“A retração do crédito no primeiro mês do ano é um movimento usual, reflexo de fatores sazonais expressivos. No entanto, ao ajustarmos esses efeitos, os dados da pesquisa indicam que o crédito inicia 2025 mantendo um bom ritmo de crescimento, ainda que com sinais de desaceleração, especialmente nas linhas mais sensíveis ao ciclo econômico, que sofrem com inflação e juros mais elevados”, afirma Rubens Sardenberg, diretor de economia da Febraban.
As concessões de crédito devem apresentar retração de 11,9% em janeiro ante dezembro. Ajustando pelo número de dias úteis, a queda é ainda maior, de 15,9%. Na variação anual, deve haver alta de 13,2%.

Tudo Sobre FIDCS
A plataforma com as principais notícias do mercado! No Tudo Sobre FIDCs, você encontra tudo o que precisa saber sobre o universo dos FIDCs: notícias diárias, relatórios de mercado e estratégias para se manter sempre à frente.
Acompanhe e esteja bem informado sobre o mercado de capitais.