Fitch Ratings – Rio de Janeiro – 06 Feb 2025: A Fitch Ratings afirmou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ e o Rating Nacional de Curto Prazo ‘F1+(bra)’ do Mercado Crédito Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento S.A. (Mercado Crédito). A Perspectiva do Rating Nacional de Longo Prazo é Estável.
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING
Ratings Movidos Pelo Suporte do Controlador: Os ratings do Mercado Crédito refletem a visão da Fitch sobre a capacidade e a propensão de suporte, em caso de necessidade, por parte de seu controlador em última instância, o Mercado Libre Inc. (Meli, IDR – Issuer Default Rating – Rating de Inadimplência do Emissor de Longo Prazo BBB-/Perspectiva Estável).
Capacidade de Suporte: A análise da Fitch também incorpora a força do perfil de crédito do Meli, cujo IDR está dois graus acima do rating soberano do Brasil (BB/Estável), o que permite classificar o Mercado Crédito no topo da escala de rating nacional da Fitch. As classificações incorporam, ainda, a adequada capacidade de suporte do Meli, que seria gerenciável em caso de necessidade da subsidiária.
Propensão a Suporte: A propensão a suporte considera, com alta influência, a importância estratégica que o Mercado Crédito tem no grupo. A instituição financeira oferece soluções de crédito (principalmente cartões e empréstimo pessoal) aos usuários do grupo. O Mercado Crédito possui fortes sinergias com as demais unidades do grupo, que opera como plataforma única, sob marca comum.
Crescente Franquia: Com franquia relativamente recente, de apenas quatro anos de operações, o Mercado Crédito ainda está maturando seu volume de negócios e seus produtos. A instituição apresentou forte crescimento em todos os anos, tanto em captações como na carteira de crédito, focada em cartão e empréstimos intragrupo. A influência do perfil financeiro do Mercado Crédito na análise de propensão a suporte do grupo é moderada.
Maior Retenção dos Créditos do Grupo: Em junho de 2024, o portfólio do Mercado Crédito cresceu 130% em relação a junho do ano anterior e é composto por operações ligadas à base de cartões de crédito originados por sua empresa-irmã, a Mercado Pago Instituição de Pagamento Ltda. (49%), crédito pessoal (42%), financiamentos (6%) e capital de giro (3%). Os créditos duvidosos classificados entre ‘D-H’ caíram para ainda altos 54,6% do total em junho de 2024, de 61,7% em 2023. A redução está ligada à estratégia do grupo de elevar gradualmente a participação da financeira no crédito originado. A Fitch acredita que o Mercado Crédito manterá a estratégia de forte expansão da carteira retendo mais operações do grupo, mas seus indicadores de qualidade dos ativos ainda permanecerão elevados em 2025.
Maior Volume de Receitas: A rentabilidade do Mercado Crédito continua pressionada, ainda devido à estratégia de reter principalmente operações de maior inadimplência e ao aumento das despesas de juros relacionadas à maior necessidade de captação, apesar da queda no custo médio de captação da financeira nos últimos anos. No primeiro semestre de 2024, houve prejuízo de BRL316 milhões, ante BRL110 milhões no mesmo período do ano anterior. Para a Fitch, a instituição seguirá expandindo suas receitas financeiras ao reter mais operações em seu balanço e, apesar dos desafios relacionados aos altos custos de captação e provisionamento, deve alcançar o breakeven em 2025.
Aportes Recorrentes Apoiam Crescimento: Apesar dos recentes aportes de capital, a alavancagem tangível do Mercado Crédito, medida por captações totais sobre patrimônio tangível, foi de 23,5 vezes negativas, refletindo os recentes prejuízos e o alto nível de crédito tributário. Contudo, a capitalização consolidada permaneceu adequada e, em setembro de 2024, o índice de Basileia do conglomerado prudencial foi de 12,5% (18,1% no mesmo mês de 2023). Apesar da queda, a Fitch acredita que a capitalização do consolidado permanecerá adequada, tendo em vista os aportes de capital realizados no final de 2024, que, quando combinados à expectativa de melhora de resultados, devem ser suficientes para suportar o crescimento esperado das operações da instituição financeira.
Boa Captação e Liquidez: O Mercado Crédito apresenta boa estrutura de captação, composta principalmente por depósitos a prazo. Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) representam 72% do fundinge são comercializados junto aos clientes do grupo e a corretoras. A financeira tem expandido sua base de captação, que, em junho de 2024, também contava com empréstimos em moeda estrangeira (19%), letras financeiras (6%) e depósitos interfinanceiros (2%). Na mesma data, os ativos líquidos somavam BRL3,9 bilhões, suficientes para cobrir 80% das captações que venciam em até 12 meses, o que é confortável, dado prazo curto da carteira.
SENSIBILIDADE DOS RATINGS
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:
— Os ratings do Mercado Crédito podem ser rebaixados caso ocorram ações negativas nas classificações de seu controlador final, o Meli;
— Mudança na visão da Fitch sobre a propensão de suporte do Meli, referente ao papel e à relevância do Mercado Crédito no grupo, o que a agência considera pouco provável.
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Positiva/Elevação:
— Os ratings nacionais do Mercado Crédito estão no patamar mais alto da escala nacional da Fitch, portanto, não podem ser elevados.
INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:
A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.
As informações utilizadas nesta análise são provenientes do Mercado Crédito Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento S.A.
A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.
Histórico dos Ratings:
Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 21 de maio de 2021.
Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 8 de fevereiro de 2024.
A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.
Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.
A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em www.fitchratings.com/brasil
Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.
Informações adicionais estão disponíveis em ‘www.fitchratings.com‘ e em ‘www.fitchratings.com/site/brasil‘.