O Atraso Normalizado é um indicador que mede a proporção de créditos vencidos e não pagos em relação ao total de Direitos Creditórios (DCs) de uma classe de FIDC e é um dos indicadores para avaliar a qualidade de crédito de sua carteira, permitindo a comparação entre diferentes classes de fundos ao ajustar o impacto dos atrasos pelo volume total de ativos em um momento específico. Quando analisado ao longo do tempo, o Atraso Normalizado ajuda a identificar tendências de deterioração ou melhoria na qualidade dos créditos.
Nas classes de FIDCs Multicedente-Multissacado (MM), o Atraso Normalizado é um indicador especialmente útil devido à alta rotatividade da carteira. Como os vencimentos ocorrem com maior frequência do que em outros tipos de FIDC, o ele funciona como um termômetro eficiente do segmento. Isso contrasta com carteiras mais estáticas, como as carteiras de FIDCs de financiamento de veículos, cujo desempenho depende das safras em que foram originados.
Para as classes de FIDCs Não Padronizados (NP), que frequentemente adquirem créditos já vencidos, o Atraso Normalizado tende a ser estruturalmente elevado, o que limita sua utilidade como métrica de análise. Nesses casos, o indicador não serve como referência para avaliar a qualidade da carteira, pois a presença de créditos vencidos faz parte da própria estratégia do fundo. Nesse sentido, a presente análise desconsidera classes de FIDC NP.
Ao longo de 2024, o índice de Atraso Normalizado dos FIDCs MM permaneceu na faixa entre 11% e 12%, enquanto o dos FIDCs não MM, entre 7% e 8%. Esse diferencial nos percentuais é esperado por conta da própria natureza mais acelerada das classes de FIDC MM, cujos créditos são renovados constantemente. Essa alta rotatividade, decorrente de cobranças com prazos de vencimento mais curtos, faz com que os atrasos apareçam de forma imediata no indicador.
Analisando um prazo mais longo, os FIDCs MM apresentam, consistentemente, um nível mais alto de atraso normalizado ao longo de todo o período. O pico ocorre em outubro de 2023, com cerca de 14,5%. A partir daí, há uma tendência de queda, embora com oscilações.
Os outros FIDCs mantêm níveis mais baixos de atraso. O pico ocorre em maio de 2023, com cerca de 10,5%, seguido por uma trajetória geral de queda, atingindo aproximadamente 7% no final do período.
O gráfico abaixo evidencia que os FIDCs multicedente-multissacado tendem a apresentar maior nível de atraso normalizado do que os demais tipos de FIDC, embora ambos tenham mostrado melhora recente. A diferença entre os dois grupos também se manteve relativamente estável.

Fonte: https://uqbar.com.br/artigo/indicador-de-atraso-normalizado-apresentou-reducao-ao-longo-de-2024/6332

Tudo Sobre FIDCS
A plataforma com as principais notícias do mercado! No Tudo Sobre FIDCs, você encontra tudo o que precisa saber sobre o universo dos FIDCs: notícias diárias, relatórios de mercado e estratégias para se manter sempre à frente.
Acompanhe e esteja bem informado sobre o mercado de capitais.